Onde tudo começou

Conheça a história de Dom Barreto:

“Filho legítimo de Joaquim de Campos Barreto e de D. Gertrudes Ludovina de Moraes, nasceu em Sousas, distrito de Campinas, estado de São Paulo, aos 28 de março de 1877. Foi ordenado na Catedral de S. Paulo, aos 22 de dezembro de 1900. Ocupou o cargo de vigário nas seguintes paróquias: Vila Americana – Fevereiro de 1901; Sousas em 1903; Nossa Senhora do Carmo, em Campinas – Dezembro de 1904. 

Foi agraciado pelo Santo Padre Pio X com o título de Monsenhor Camareiro Secreto Extranumerário em 1908; foi Procurador da Mitra Diocesana e Consultor em Campinas em 1909. Nesse mesmo ano, foi elevado a Arcipreste do Cabido Diocesano. Aos 12 de maio de 1911 foi eleito Bispo de Pelotas pelo Santo Padre Pio X, sendo sagrado na Catedral de Campinas aos 27 de agosto desse mesmo ano. Aos 22 de outubro tomava posse da Diocese, que fora desmembrada de Porto Alegre aos 13 de agosto de 1910. Por Ato do Santo Padre Bento XV, aos 30 de julho de 1920, foi transferido para esta Diocese de Campinas, da qual tomou posse no mesmo ano, aos 14 de novembro. 

Em 1926, foi honorificado com os títulos de Assistente ao Sólio Pontifício, Prelado Doméstico e Conde Romano. Em 1936, viu comemorado extraordinariamente o seu Jubileu Episcopal. Em 22 de agosto de 1941, depois de uma vida cheia de apostolado e de lutas por Nosso Senhor, entregou sua alma ao Criador.”

Hino do colégio

Sob o lema de nossa bandeira
Eia avante colegas ditosos!
A ciência ilumina o caminho,
E a virtude nos faz venturosos,
O branco nos fala da Santa pureza,
O azul de Maria que é nossa riqueza.

Esta cruz, esta lâmpada
Oh! Querida bandeira
Simbolizam a fé
Que nos guia altaneira

Eia avante colegas ditosos!
Dom Barreto abençoa dos céus
Nossos passos e nossos esforços
Intercede por nós junto a Deus.

Nossa História em Fotos