MISSÃO

O Colégio Dom Barreto, Instituição Educacional Católica¹ que tem à frente as Irmãs da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, mantém-se empenhado na missão de garantir uma Educação integral, inclusiva e evangelizadora², promovendo práticas educacionais de excelência acadêmica, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais e os múltiplos talentos, estimulando a autonomia, a empatia e a capacidade de colocar em prática ações de transformação social³.

¹ A missão do Colégio Dom Barreto, como Entidade Beneficente que é, estende-se por toda a comunidade, em especial pelos grupos sociais mais vulneráveis e necessitados, com ações baseadas no desenvolvimento da amplitude acadêmica, física, social, cultural e espiritual. O Colégio Dom Barreto está inserido na Lei Complementar nº 187, de 16 de dezembro de 2021, que regula e certifica as entidades beneficentes.

² O Colégio Dom Barreto tem como base os princípios cristãos, no entanto, a pluralidade social é elemento fundamental para promoção do respeito, da empatia e do desenvolvimento humano.

³ Vale ressaltar que o respeito e o cumprimento do artigo 205 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, dentre outros, asseguram os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, definem a educação como um direito de todos, garantem o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania, a qualificação para o mundo do trabalho e estabelecem a igualdade nas condições de acesso e permanência na escola estão implícitos na missão do Colégio Dom Barreto.

VISÃO

Ser Instituição Educacional Confessional reconhecida pela excelência acadêmica, pela relevância das ações beneficentes, pelo desenvolvimento de um projeto de vida pautado em valores humanos, com ampla conexão com a contemporaneidade e pela missão de transformar realidades por meio da ciência, da solidariedade e do respeito. Ser Igreja em saída⁴.

⁴ O conceito de Igreja em saída é compreendido, segundo a visão de Papa Francisco, como uma Igreja missionária que deixa a comodidade de seus templos para partir em direção às periferias humanas, ao encontro dos menos favorecidos. É uma Igreja que abre suas portas para o acolhimento de todos, sem a necessidade de tornar-se uma alfândega controladora; é, portanto, uma Igreja facilitadora. A Congregação Missionárias de jesus Crucificado foi criada oficialmente no dia 03 de maio de 1928 no município de Campinas. Irmã Maria Villac, fundadora da Congregação, contou com o apoio do Bispo Dom Francisco de Campos Barreto para seguir com a missão de estar ao lado da população empobrecida. A alegria e mansidão são características da Congregação nas ações contra todo o tipo de dominação.

VALORES

O Colégio Dom Barreto dedica-se ao fomento do desenvolvimento acadêmico e humano e à manutenção de um ambiente acolhedor e harmonioso, respeitando as liberdades individuais e promovendo ações guiadas pelo amor e pela solidariedade. O respeito à vida, ao próximo e ao meio ambiente representam valores fundamentais para o Colégio.

PRINCÍPIOS

A atuação do Colégio Dom Barreto é baseada nos princípios cristãos de liberdade e dignidade humana, buscando o pleno desenvolvimento da comunidade educacional para o exercício da cidadania, para a garantia da solidariedade e para a valorização do pluralismo de ideias, de diálogos e de ações transformadoras. 

PROPÓSITO

Contribuir para a formação integral dos cidadãos e para desenvolvimento de uma sociedade sustentável, justa, solidária e inovadora; auxiliar na mitigação dos efeitos danosos advindos da desigualdade social e da desigualdade de oportunidades. Os propósitos são alcançados por meio do respeito à diversidade, por meio da excelência acadêmica e por meio do respeito aos direitos humanos. 

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Inicialmente, em 1940, o prédio que abriga o Colégio foi construído pelo saudoso bispo de Campinas, Dom Francisco de Campos Barreto, para servir ao Seminário Diocesano, no entanto, devido ao significativo aumento do número de seminaristas, foi transferido para outra localização.
Posteriormente, serviu por 2 (dois) anos a um Colégio particular do município, que suspendeu suas atividades. Foi então, em 1952, adquirido pelo Instituto das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado , Congregação religiosa brasileira, com sede em Campinas, estado de São Paulo.
Em 29 de setembro de 1952 foi fundado o Ginásio Dom Barreto, com início do curso de Admissão ao Ginásio; em 25 de fevereiro de 1953, foi autorizado a realizar o primeiro exame de admissão para funcionamento do curso primário. O Colégio atendia, inicialmente, alunas com vocação religiosa e moradoras da região.
Em 4 de abril de 1956, o estabelecimento adquiriu personalidade jurídica com o nome de Ginásio Dom Barreto e com primeira Diretoria, composta pelas Irmãs: 

• Diretora: Dinorá Gouveia; 

• Secretária: Ruth Ulhoa Tenório; 

• Tesoureira: Maria Therezinha Ferreira Cintra. 

Em 18 de janeiro de 1957, o funcionamento da Escola Normal Particular Dom Barreto foi autorizado, com a finalidade de formação de professoras primárias. A formação das alunas esteve pautada nas técnicas pedagógicas, conhecimento científico e formação moral, espiritual e social. A escola manteve um trabalho de assistência social às diversas classes da sociedade, sobretudo às famílias das alunas. Em 1958, foi empossada a primeira Diretora da Associação de Pais e Mestres. Em 1962, o Colégio passou a ter classes mistas de alunos.
Em 1980, o Colégio Dom Barreto foi reconhecido oficialmente pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Ao longo dos anos, o Colégio se modernizou, ampliou seus segmentos de ensino e práticas pedagógicas; o Ensino Médio iniciou suas atividades em 1999. Porém, as raízes históricas e o compromisso social com a ação transformadora da educação constituíram a base de sua atuação. O Colégio oferece à sociedade a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e o Período Integral. A atual Diretoria está composta por: 

• Diretora: Irmã Maria de Lurdes Franco; 

• 1ª Tesoureira: Irmã Djelma da Paixão Gomes; 

• 2ª Tesoureira: Leila Fouad Sader; 

• 1ª Secretária: Lindinalva Gomes da Silva; 

• 2ª Secretária: Angélica Luiza Ferreira Santos. 

Desde sua criação, o Colégio Dom Barreto manteve-se engajado com sua proposta humanista, que desenvolve as bases da solidariedade, da empatia e do amor. Além da preocupação com o conhecimento técnico e científico, o Colégio preza pela formação do cidadão crítico, consciente e justo. A metodologia montessoriana, utilizada ao longo de toda trajetória dos alunos, criar as bases para a autonomia e o protagonismo estudantil.
A missão social do Colégio amplia a formação dos valores humanos dos estudantes, aliando a excelência acadêmica com a formação cristã
Em homenagem a São José, o Recanto do Colégio, localizado no município de Mogi Mirim, recebeu seu nome em 1999. O sítio possui como objetivo ampliar as áreas destinadas às atividades pedagógicas, ambientais espirituais e de lazer, auxiliando a aprendizagem prática.